Massinha de Modelar Caseira: Uma receita, muitas possibilidades!

A maioria das crianças gosta de uma bagunça. Colocar a mão na massa, mexer com terra, brincar com água…! Já pensou na alegria que será fazer uma massinha de modelar caseira?

É verdade que nosso tempo às vezes é curto, e massinha é fácil de comprar. Porém, fazer sua própria massinha de modelar não é tanto uma questão de economia, e sim de criar um tempo de qualidade com suas crianças, o que certamente fará o tempo valer a pena!

Brincar de massinha traz uma série de benefícios para o desenvolvimento da criança:

Massinha de modelar mãos criança - Mamãe Retrô

Benefícios da massinha de modelar caseira

  • Proporciona a possibilidade de criar coisas novas, explorando as mãos como ferramentas de criação;
  • Pode ser uma boa distração em momento em que a criança precisa esperar por algo, diminuindo assim a ansiedade;
  • Proporciona o exercício de modelar e remodelar caso não tenha ficado da forma como queria, lidando assim com a frustração;
  • Trabalha a composição de cores e os efeitos das suas misturas;
  • Percepção de formas sólidas quando usamos formas e formas mais orgânicas por meio da modelagem livre;
  • Noções de tridimensional: altura, largura e profundidade;
  • Desenvolvimento sensorial do tato e olfato.

Então, chame a criançada, separem o material e mãos na massa:

Massinha de modelar caseira

Ingredientes da massinha de modelar caseira:

– 2 xícaras de farinha de trigo branca
– 1/2 xícara de sal refinado
– 2/3 xícara de água (colocar aos poucos)
– 2 colheres de óleo vegetal
– Corante Alimentício 


Passo-a-passo

Em uma vasilha misture a farinha e o sal . Em seguida adicione o óleo e vá colocando a água aos poucos até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca adicione mais água. Essa massa fica bem soltinha da mão e fácil de trabalhar.

IMPORTANTE: deixe a criança fazer a massa com as próprias mãos. Embora possa fazer um pouco de bagunça, é importante para os pequenos participarem do processo, tanto por questões sensoriais, como pela autonomia de fazerem sua própria massinha. Caso a criança leve a mão à boca, não se preocupe, pois todos os ingredientes são comestíveis.

Por último é hora de colocar o corante. Esta parte é opcional, mas eu sugiro que façam, pois ver a massa ganhando cor é mágico. Corantes comestíveis são fáceis de encontrar em casas de artigos para festas ou mesmo supermercados. É só ir pingando gotas da cor escolhida na massa e misturando, até obter a cor desejada. Comprando as cores primárias, azul, amarelo e vermelho, você pode criar várias cores e tonalidades por meio da mistura.

DICA: Caso queira usar um ingrediente mais orgânico para dar cor, substitua a água pela mesma proporção de suco concentrado de beterraba, cenoura ou couve, que nada mais é do que a raiz ou folhagem batida com um pouco de água no liquidificador e depois coada.

A durabilidade da massinha é de aproximadamente 1 semana. Quando a criança terminar de brincar, é só colocar dentro de um saquinho plástico bem fechado e deixar na geladeira para manter a integridade da massa.


Sugestões de Brincadeiras com Massinha de modelar


1. Pintando com massinha

Primeiramente, faça um desenho em uma folha de papel. Agora, ao invés de usar lápis de cor ou tinta, use a massinha para preencher os espaços, pressionando pedaços da cor desejada sobre o desenho. O efeito é bem divertido, ainda mais levando em conta que o resultado final além de colorido terá alto relevo.

Massinha de modelar caseira pintura com massinha - Mamãe Retrô

2. Ferramentas Caseiras

Utensílios domésticos podem ser usados como ferramentas simples e baratas para uma experiência mais completa de modelagem. Colheres, faquinhas de plástico, cortadores de biscoito e até pequenos rolos de macarrão . Deixe a criar se divertir e explorar todas as possibilidades.


3. Crie personagens e conte histórias!

Uma boa atividade para envolver toda a família, é modelar personagens coloridos e divertidos. Depois de prontos criem e contem histórias com eles. Usando a câmera do celular, você pode inclusive criar pequenos filmes e quem sabe realizar uma produção cinematográfica familiar.


4. Masterchef Junior de Massinha

Que tal criar uma competição culinária de massinha? Uma boa forma de falar sobre alimentação em meio a modelagem de frutas, legumes e outros ingredientes, criando pratos divertidos para degustação de “mentirinha” dos super chefes.


Espero que essa massinha proporcione um tempo muito gostoso de atividades em família! Conte para gente como foi sua experiência e se postar alguma foto desta atividade, fique a vontade para marcar a @mamaeretro nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima