A maioria das crianças gosta de uma bagunça. Colocar a mão na massa, mexer com terra, brincar com água…! Já pensou na alegria que será fazer uma massinha de modelar caseira?
É verdade que nosso tempo às vezes é curto, e massinha é fácil de comprar. Porém, fazer sua própria massinha de modelar não é tanto uma questão de economia, e sim de criar um tempo de qualidade com suas crianças, o que certamente fará o tempo valer a pena!
Brincar de massinha traz uma série de benefícios para o desenvolvimento da criança:

Benefícios da massinha de modelar caseira
- Proporciona a possibilidade de criar coisas novas, explorando as mãos como ferramentas de criação;
- Pode ser uma boa distração em momento em que a criança precisa esperar por algo, diminuindo assim a ansiedade;
- Proporciona o exercício de modelar e remodelar caso não tenha ficado da forma como queria, lidando assim com a frustração;
- Trabalha a composição de cores e os efeitos das suas misturas;
- Percepção de formas sólidas quando usamos formas e formas mais orgânicas por meio da modelagem livre;
- Noções de tridimensional: altura, largura e profundidade;
- Desenvolvimento sensorial do tato e olfato.
Então, chame a criançada, separem o material e mãos na massa:
Passo-a-passo
Em uma vasilha misture a farinha e o sal . Em seguida adicione o óleo e vá colocando a água aos poucos até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca adicione mais água. Essa massa fica bem soltinha da mão e fácil de trabalhar.
IMPORTANTE: deixe a criança fazer a massa com as próprias mãos. Embora possa fazer um pouco de bagunça, é importante para os pequenos participarem do processo, tanto por questões sensoriais, como pela autonomia de fazerem sua própria massinha. Caso a criança leve a mão à boca, não se preocupe, pois todos os ingredientes são comestíveis.
Por último é hora de colocar o corante. Esta parte é opcional, mas eu sugiro que façam, pois ver a massa ganhando cor é mágico. Corantes comestíveis são fáceis de encontrar em casas de artigos para festas ou mesmo supermercados. É só ir pingando gotas da cor escolhida na massa e misturando, até obter a cor desejada. Comprando as cores primárias, azul, amarelo e vermelho, você pode criar várias cores e tonalidades por meio da mistura.
DICA: Caso queira usar um ingrediente mais orgânico para dar cor, substitua a água pela mesma proporção de suco concentrado de beterraba, cenoura ou couve, que nada mais é do que a raiz ou folhagem batida com um pouco de água no liquidificador e depois coada.
A durabilidade da massinha é de aproximadamente 1 semana. Quando a criança terminar de brincar, é só colocar dentro de um saquinho plástico bem fechado e deixar na geladeira para manter a integridade da massa.
Sugestões de Brincadeiras com Massinha de modelar
Espero que essa massinha proporcione um tempo muito gostoso de atividades em família! Conte para gente como foi sua experiência e se postar alguma foto desta atividade, fique a vontade para marcar a @mamaeretro nas redes sociais.