fbpx

Atividades de Páscoa: Ovos de galinha decorados!

Talvez esta seja uma das atividades de Pascoa mais antigas que lembro de fazer em família. Quando a páscoa se aproximava, minha mãe e minha avó começavam a guardar os ovos de galinha vazios. Elas tinham toda uma técnica de como furar e esvaziar os ovos, limpar e deixar secar para não ficar com cheiro ruim. O dia de pintar era uma alegria sem fim! E como era gostoso sair à caça daqueles mesmos ovinhos recheados de amendoim açucarado na manhã de Páscoa. 

atividades de pascoa - Ovos coloridos - Mamãe Retrô

Para que você também possa fazer esta deliciosa atividade em casa com as crianças, separei dicas preciosas de preparo das cascas dos ovos e de decoração com materiais simples.

Como organizar suas atividades de Pascoa?

1. Seleção e limpeza dos ovos

  • Comece escolhendo ovos com a casca mais firme. Geralmente os vermelhos são mais resistentes. Se optar pelos brancos, evite aqueles com áreas acinzentadas, pois são indícios de que a casca está muito fina, logo, quebram com facilidade.
  • Primeiro faça dois furos no ovo cru, um em cada extremidade, bem no centro. Na extremidade mais pontuda do ovo, faça um furo maior, por onde sairão a clara e a gema. 
  • Você pode soprar no furo menor, segurando o ovo sobre uma tigela até que o ovo esteja vazio. Eu particularmente não gosto de colocar a boca, então faço um buraco do tamanho de uma moeda de 50 centavos e movimento o ovo para cima e para baixo até que esteja vazio. 
  • A abertura maior do ovo é ideal caso você queira recheá-lo com balinhas ou amendoim.
  • Lave bem o ovo por dentro e por fora. Deixe-o de molho em água 
  • Seque a casca do ovo com todo o cuidado e coloque-a no forno de microondas por 15 a 30 segundos, para torná-la mais forte. No forno tradicional, deixe-o por 10 minutos a 150 graus. Você também pode deixá-lo secar naturalmente por aproximadamente 3 dias.

2. Separação dos materiais para as atividades de Pascoa

Existe uma infinidade de possibilidades quando o assunto é decorar. Seguem algumas dicas, para você usar conforme os materiais que tem em casa.

TINTA –  Você vai precisar de tinta de sua preferência, que pode ser guache atóxico, para garantir a segurança das crianças. É possível pintar normalmente com pincel macio, ou mesmo com o dedo. Você também pode deixar a tinta mais líquida, diluindo em água. Neste caso vá pingando sobre as casquinhas e deixe escorrer para criar um efeito marmorizado.

PAPÉIS COLORIDOS – Esta é uma opção legal para você que não tem tinta em casa ou não quer usar este material no momento. O papel de seda é bem fino e se molda bem as curvas do ovo. Também tem um aspecto mais transparente, possibilitando uma mescla de cores quando os papéis se sobrepõem. Papéis mais grossos são uma boa opção para criar orelhas, pezinhos ou outros acessórios que queiram colar na superfície do ovo. Uma boa cola branca escolar e uma tesoura sem ponta são suficientes para completar esta atividade. Mas não se preocupe em sair para comprar papéis especiais. Papel de pão, de revista, jornal, ou mesmo um papel branco pintado com giz de cera, podem render lindos trabalhos. Use e abuse da sua criatividade.

CANETINHAS E MARCADORES – E que tal um trabalho mais minimalista? Canetinhas coloridas ou mesmo marcadores de quadro branco podem resultar em trabalhos muito criativos e cheios de personalidade. Você pode inclusive escrever o nome das crianças e deixar mensagens positivas.

3. Organização do espaço de trabalho para as atividades de páscoa

É importante organizar o espaço de trabalho justamente para ter mais liberdade para criar e se divertir. Se você e as crianças optaram por trabalhar com tinta, uma boa dica é forrar a mesa ou superfície onde farão as atividades com papel craft, jornal ou mesmo plástico. Deixe sobre a mesa todo material que usará, inclusive paninho e água para limpeza durante o processo. Os ovos também podem ser acondicionados em bandejas de ovos mesmo, para evitar que saiam rolando pelo espaço. Um isopor com palitos de churrasco espetados pode ser uma boa opção para deixar seus ovos secando.

Não se apegue demais à perfeição. A bagunça faz parte da brincadeira. Um importante aprendizado é fazer a organização da bagunça ao final com a ajuda das crianças, para que possam criar o hábito de deixar o material sempre pronto para novas atividades.

E você, tem alguma atividade de pascoa que fez parte da sua infância?

Se gostou deste conteúdo, compartilhe com amigos e parentes que acha que possam se beneficiar dele. Se tiver sugestões de conteúdos, fique à vontade de entrar em contato comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima