Caça ao Tesouro

Caça ao tesouro: Uma atividade divertida para o dia da criança

Hoje é dia de festa e você quer que o dia da sua criança seja muito especial. Uma das melhores formas de criar boas memória é promover atividade criativas que envolvam toda a família.

Uma boa alternativa para animar o dia da criança é à caça ao tesouro. Pode ser para uma data comemorativa como páscoa, aniversário, dia das crianças, ou como pura brincadeira, criando pequenos “tesouros” especialmente para a ocasião. 

O importante é proporcionar uma atmosfera divertida, para que os pequenos se sintam instigados e envoltos em uma verdadeira aventura. 

Dia da criança - Caça ao tesouro

Abaixo seguem os passos para fazer uma caça ao tesouro inesquecível!


1. Definir o tesouro

Antes de mais nada, vamos pensar no tesouro:  

A primeira alternativa é usar o presente que já foi comprado para a data comemorativa.

A outra possibilidade é montar uma caixinha personalizada. Ela pode conter guloseimas que a criança gosta, material de arte ou quem sabe cartinhas de amigos e parentes, caso vocês morem longe.

O segredo é que seja algo que você sabe que a criança tem interesse ou que considera especial. 


2. O mapa da caça ao tesouro

Caça ao Tesouro

Agora vem a parte divertida: Criar o mapa! O caminho que levará ao objetivo final, o grande tesouro. Em uma folha comum ou um papel craft (aqueles de colocar pão),  você pode desenhar o percurso ou usar figuras recortas.

Use desenhos de móveis para indicar onde está o próximo passo, ou mesmo fotos de brinquedos da criança para ilustrar cada etapa. 


3. Enigmas e Charadas

Caso não queira fazer um mapa ou mesmo para aumentar a dificuldade e a diversão, você pode criar pequenos enigmas, levando a criança pelos cômodos da casa. Cada pista leva à uma nova charada, que leva a um outro cômodo, até chegar ao final onde estará o tesouro. 

Se você tem espaço externo, um jardim ou quintal, aproveite e inclua no roteiro, ainda mais se o tempo colaborar.

Se a criança souber ler, crie uma letra legível mas engraçada, e deixe-a ler as dicas no seu próprio ritmo, tentando decifrar os enigmas. O grau de dificuldade dos enigmas, pode variar de acordo com a idade da criança. No entanto, essa proposta funciona da mesma forma para crianças que não sabem ler. Neste caso, você pode criar vozes imitando um personagem, como um pirata, por exemplo.

Caça ao Tesouro

É importante refazer o caminho até o tesouro antes da criança, para ter certeza de que todas as pistas estão na ordem certa e não haver confusão na hora da brincadeira.

Agora é só se divertir. Encham-se de animação, e façam aquela bagunça boa. O importante é criar um tempo de qualidade juntos. A caça ao tesouro desperta a imaginação, o raciocínio, a criatividade e o melhor de tudo: ajuda a criar memórias afetivas para toda a vida. Eles jamais esquecerão!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima