fbpx

Como fazer brinquedos de sucata: dicas práticas!

Antes de falarmos sobre como fazer brinquedos de sucata, quero lhe fazer algumas perguntas. Você já ouviu falar que algumas crianças gostam mais de brincar com a embalagem do brinquedo do que com o brinquedo propriamente dito? Ou então, já percebeu a alegria de uma criança com alguma sucata? Uma caixa de papelão velha ou mesmo algumas tampas e potes da cozinha? Por que será que isso acontece, mesmo com crianças que têm muitos brinquedos à disposição?

Como fazer brinquedos de sucata

Quando entendemos que a criança é curiosa, criativa, imaginativa e cheia de energia para aprender, fica mais fácil perceber que uma sucata pode ser uma fonte de inspiração infinita. Portanto, ao manipular e descobrir objetos, amassar, desamassar, encaixar, a criança se sente protagonista da brincadeira e chega às suas próprias conclusões sobre o mundo em que vive. Empolgante, certo?

De acordo com o educador japonês Saburo Shochi, há vários benefícios em fazer o próprio brinquedo:

  • Ensina à criança o valor dos objetos ao seu redor. Que tudo pode ser transformado com um pouco de imaginação e esforço;
  • Mostra a importância do trabalho em grupo, de que necessitamos do outro para realizarmos algo;
  • Se o brinquedo se quebra, a criança tem a oportunidade de consertá-lo, transformá-lo;
  • Desperta na criança o sentimento de autoconfiança e realização.
  • Maior contato entre pais e filhos.

Antes de começar a fazer brinquedos com Sucata, alguns pontos importantes:

Antes de mais nada, separei algumas dicas que podem ajudar a organizar as sucatas para o melhor aproveitamento. Além disso, ajudam na dinâmica criativa, garantindo assim, a diversão de crianças e adultos envolvidos no processo.

1. Segurança em primeiro lugar: 

Nem toda sucata é apropriada. Por exemplo, latas de metal com arestas afiadas, vidros, plásticos afiados ou pontiagudos, embalagem de produtos químicos ou mesmo peças muito pequenas (quando estiver trabalhando com crianças menores de 3 anos) não são indicadas. Mesmo latas em bom estado, se estiverem enferrujadas, devem ser descartadas. Portanto, antes de disponibilizar as sucatas, verifique cada uma delas para ter certeza de que nada passou despercebido. Certifique-se de que estão bem limpas e secas, para evitar mofo no futuro.

 2. Como armazenar sua sucata 

A ideia de guardar sucatas em casa pode não agradar muito, afinal gostamos da nossa casa ou escola sempre limpa e organizada. Mas calma, a intenção aqui não é que você guarde todas as sucatas que encontrar. Em primeiro lugar, delimite um espaço para armazenamento, por exemplo uma caixa ou cesto. Eu particularmente tenho um baldinho azul. Ele é charmoso e flexível, e nele separo as sucatas por tipo, em saquinhos de tecido. Tampinhas coloridas, retalhos de papel, retalhos de lã e tecido, frascos coloridos de shampoo e assim por diante.

 3. Acessibilidade

Dependendo da idade da criança, é possível deixar sua caixa ou baldinho de sucatas disponível em algum lugar da casa, de fácil acesso, para que os pequenos possam criar e explorar durante sua brincadeira diária. Para crianças menores, no entanto, você pode criar momentos criativos, sugerindo brincadeiras, ou melhor ainda, deixando que a criança guie você nas brincadeiras e brinquedos que a imaginação dela mandar.

4. Materiais complementares para fazer seus brinquedos de sucata

Um potinho de iogurte pode, ainda que sem nenhuma interferência, virar uma panelinha, enquanto brincam de casinha. Um grampo de roupa pode ser um jacaré faminto que abre aquela bocona. Aqui em casa tivemos ao longo dos anos, muitas caixas de papelão, que eram usadas das mais criativas formas. Cabana, clubinho, nave espacial. Às vezes pintadas com giz, às vezes nem isso.

No entanto, se você quiser construir brinquedos diferentes, carrinhos, bonecas, bichos, robôs e por aí afora, alguns materiais complementares podem ser bem úteis.

  • Uma boa tesoura sem ponta. É importante para a criança desenvolver a habilidade com o manuseio da tesoura. Se a criança é pequena ou nunca usou uma tesoura, supervisione sempre. Existem tesouras no mercado para canhotos e também tesouras que não cortam cabelo, só papel. 
  • Cola branca atóxica. Aquela famosa cola escolar, simples e barata. Você pode também fazer uma cola caseira, com farinha e água.
  • Fita crepe ou fitas adesivas coloridas. Este recurso é meu favorito, não faz sujeira e é capaz de unir vários tipos de materiais.
  • Barbantes diversos. Cordinhas, barbantes, lãs: São recursos interessantes para unir materiais por meio da amarração. Queremos que a criança se sinta livre para criar e experimente recursos que a encorajem e não que a limitem.   
  • Por fim, canetinhas, tintas, giz de cera. Deixe à disposição da criança os recursos de colorir que você tem à disposição e permita-se explorar, ainda que de vez em quando, aqueles que fazem mais bagunça, como a tinta, por exemplo. 

Ideias de como fazer brinquedos de sucata

Não é difícil encontrar na internet ideias simples e tutoriais de brinquedos usando os mais variados tipos de materiais reciclados. Listo abaixo algumas sugestões com uma breve descrição de como fazer: 

Bichos de papelão e grampos de roupa.

By: Lisa Fyfe from thelittlemonsterblog.com

Com um pedaço de papelão e alguns grampos de roupa, você tem bichos muito divertidos. Caso não consiga desenhar a mão livre, recorra a desenhos de revistas ou mesmo impressões e faça o molde do corpo dos bichos. Uma forma oval ou mesmo quadrada já é incrível.

Acredite, sua criança vai saber o que fazer!

Robôs divertidos de Sucata

Como fazer brinquedos de suacata
Oficina Criativa Fábrica de Robôs: Oficinas Mamãe Retrô

Caixas de leite ou cereal encapadas com papel de presente ou mesmo papel de revistas e jornais usados. Algumas sucatas menores, como tampinhas, palitos, caixinhas menores e uma boa pitada de imaginação.

Em pouco tem um robô cheio de funções divertidas está pronto.

Foguete de garrafa PET

Como fazer brinquedos de sucata
Oficina Criativa de Foguetes: Mamãe Retrô.

Aquela garrafa PET que todos conhecem, uns papéis coloridos (podem ser reutilizados), alguns triângulos para as asas laterais um cone de papel para o topo. O papel de seda com cola branca adere melhor ao plástico da garrafa.

Deixe a imaginação fluir e voe alto.

Binóculo de rolinho de papel higiênico

Como fazer brinquedos de sucata
By buggyandbuddy.com

Para você que tem pequenos exploradores em casa, vale a pena dar uma olhada nesta ideia. Dois rolinhos de papel higiênico, os enfeites que você tiver a disposição, um pouquinho de cola, e um barbante colorido.

Pronto para ver bichinhos no jardim, pássaros no céu e quem sabe até caçar tesouros.

Comente com a gente se você já fez brinquedos de madeira e como foi a experiência! Vamos adorar saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima